terça-feira, 2 de abril de 2019

02 DE ABRIL: DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO


02 de abril, dia do Autista.
Dia mundial da conscientização do Autismo.

As crianças especiais, assim como as aves, são diferentes em seus vôos. Todas, no entanto, são iguais em seu direito de voar. (Jesica Del Carmem Perez).
Em nome de Jailton, nosso atacante apaixonado por futebol que vibra com cada jogada e nos ensina como valorizar cada lance do jogo e da vida com o mesmo valor e a mesma intensidade.
Quando a bola rola em direção a rede, vibro com Jailton porque vejo no gesto da comemoração um sentimento de realização de quem marcou um gol em uma copa do mundo, momento que talvez ele tenha imaginado e vai ser tornando real.
Também observo quando o pênalti é desperdiçado e a alegria dar lugar a um sentimento de tristeza por não lograr êxito e é externado pela cabeça baixa sem o sorriso. Lhe dirijo a palavra dizendo que faz parte do processo do jogo e que surgirão novas oportunidades. O silêncio de Jailton me diz que compreendeu o momento, que as regras estão sendo absorvidas e que mesmo se superando a cada momento e buscando fazer o seu melhor, em alguns momentos do jogo o resultado vai ser adverso. E também em silêncio, observo que entrei em campo para ensinar e recebi uma aula.
A SEI Tangará apoia o dia de conscientização ao Autismo.
Lembrando que não existe nenhuma pessoa com autismo igual a outra, cada uma tem a sua particularidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário