sexta-feira, 28 de setembro de 2018

AMIGAS DO PEITO: TANGARÁ REALIZARÁ O 4º MOVIMENTO OUTUBRO ROSA


Outubro se aproxima e remete com mais intensidade as precauções contra o câncer de mama que segundo as estatísticas tem crescido de formas alarmantes em todo o mundo com dados que preocupa a OMS (Organização Mundial de Saúde).

A avaliação precoce ainda é considerada pelos mastologistas como o principal fator de sucesso no tratamento contra qualquer tipo de câncer, é essencial que se tenha conhecimento do próprio corpo, um dos fatores que tem curado muitas mulheres tem sido a observação de alguma mudança no corpo e a procura por médico especializado para o devido tratamento. O acesso a saúde de forma precoce aumenta as chances de cura de 90 a 95% na maioria dos casos.

Segundo a OMS, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o mais letal, sendo a segunda principal causa de morte na América Latina. A nível mundial, entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres na faixa dos 20 aos 59 anos. A doença também atinge homens, mas a incidência representa 1% do total.

No município tangaraense acontece o movimento Outubro Rosa desde o ano de 2015, movimento iniciado por Marlly que recebeu o diagnóstico da doença no ano de 2013 e passando a conhecer de forma mais detalhada a doença por meio do seu tratamento e de demais colegas que lutaram diariamente pela vida. Para Marlly o mês de outubro dedicado a conscientização e prevenção ao câncer de mama é muito importante para alertar a população de uma doença que infelizmente está presente, mas que com a descoberta prévia as chances de cura são enormes.

Para alertar a população e angariar recursos para a LIGA norteriograndense contra o câncer, o grupo de voluntários que aderiram e literalmente vestiram a camisa da campanha Outubro Rosa, vende a camisa da campanha que tem a renda totalmente revertida ao tratamento dos pacientes da entidade filantrópica e arrecadam alimentos como aveia, maizena, cremogema, leite... que são destinados para os pacientes que necessitam de uma alimentação diferenciada.

No dia 21 de outubro acontecerá o 4º movimento Outubro Rosa Tangará com caminhada e palestra com o mastologista Dr. Flávio Rocha Medeiros, que tem abraçado essa causa com muita determinação e não tem medido esforços para contribuir com o grito de alerta para que a população possa conhecer e realizar métodos de prevenção para não ser pego de surpresa e obtenha a cura em um possível diagnóstico.

Dr. Flávio Rocha estará concedendo entrevista ao programa do Paulinho no dia 20 na rádio comunitária Tangará FM, no dia anterior ao movimento da campanha que será um sábado de convite a população com uma pedalada pela cidade para que no domingo Tangará esteja totalmente rosa em um movimento solidário e voluntário que cresce a cada ano.

A juventude tem abraçado essa ideia e seis jovens tem vestido a camisa representativa a cada ano desde 2013 e em cada uma peça Marlly deixa a mensagem em que viveu em cada período e por meio da batalha vivenciada apresenta uma história de superação e crescimento pessoal que encoraja as pessoas que passam ou que tem alguém na família que recebeu um diagnóstico que veio a mudar a sua vida.

A prevenção é importante, vamos vestir a camisa da campanha e ajudar salvando vidas.

4º Movimento Outubro Rosa, eu vou!

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Livia Freitas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Livia Freitas, pessoas sorrindo, pessoas em pé







Fotos: Foto John

Nenhum comentário:

Postar um comentário