
TAÇA PRATA DA CASA DE FUTSAL
21 de agosto á 22 de setembro 2018
REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO
REALIZAÇÃO:
SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTE E LAZER
PROMOÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ
CAPÍTULO
I _ DA DISPOSIÇÃO PRELIMINAR
ARTIGO 1º:
A TAÇA PRATA DA CASA TANGARAENSE DE FUTSAL 2018 tem por objetivo principal a
integração, a harmonia, a descontração física e mental, a socialização e
participação dos desportistas tangaraenses que não participaram como atletas da
Copa Verão de Futsal 2018.
ARTIGO 2º:
A competição será realizada de acordo com as leis e normas desportivas, salvo
algumas adaptações constantes neste regulamento. A equipe que confirmar a
inscrição estará aceitando em sua totalidade as normas e o regulamento da
competição.
ARTIGO 3º:
A divulgação e informações oficiais da competição estarão disponíveis no blog
Sei Tangará www.seitangara.com.br e no grupo
de Whatsapp oficial da competição.
CAPÍTULO
II DA ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E DO TEMPO DE
JOGO
ARTIGO 4º:
A promoção do evento será da prefeitura municipal de Tangará, que isenta as
equipes participantes de qualquer taxa de participação no evento que será
organizado pela Secretaria municipal de Turismo,Esporte e Lazer, que cumprirá e
fará cumprir este regulamento.
ARTIGO 5º:
Os jogos serão realizados no ginásio senador Carlos Alberto de Souza, nos dias
e horários marcados em tabela divulgada pela organização do evento, com
tolerância máxima de 15 minutos para o horário determinado apenas para o
primeiro jogo.
§ ÚNICO:
Com 1º jogo ocorrendo normalmente, não haverá tolerância de tempo para o inicio
do 2º jogo.
ARTIGO 6º:
Cada partida terá duração de 40 minutos divididos em dois tempos de 20 minutos
cada com intervalo entre os tempos de 05 minutos.
§ ÚNICO: No minuto final de cada tempo (a
partir do 19º min) o tempo será rigorosamente cronometrado a cada bola parada (lateral,
escanteio... falta). O árbitro poderá pedir paralisação do cronômetro a
qualquer tempo da partida.
CAPÍTULO
III _ DA INSCRIÇÃO DE EQUIPES E ATLETAS
ARTIGO 7º:
Cada equipe poderá inscrever um número máximo de 20 (vinte) atletas e três
integrantes da comissão técnica, até a fase final. A comissão técnica pode ser
inscrita até a fase final, desde que não esteja inscrita em outra equipe
participante da competição.Por jogo cada equipe poderá relacionar em súmula um
total máximo de 20 atletas.
§ ÚNICO:
Só poderá atuar na competição atletas tangaraenses identificados no artigo 11º,
sendo que os que disputaram (ou foram inscrito em súmula) a Copa Verão de
Futsal 2018. Só poderão atuar como integrante da comissão técnica participante
da competição.
ARTIGO 8º:
A idade mínima para o atleta participar da competição é de 16 (dezesseis) anos
completos. (RDI 02/2004, 18-06-2004, CBFS).
ARTIGO 9º:
O atleta menor de dezoito anos (16 e 17 anos) só poderá atuar na competição
mediante assinatura do pai ou responsável na FICHA de AUTORIZAÇÃO. (A
organização da copa tem o modelo da autorização).
ARTIGO 10º:
Todos os inscritos na competição devem ser do município tangaraense, conforme
itens constantes no artigo 11º deste regulamento.
ARTIGO 11º Um ou mais itens que identifica
o atleta do município:
A) For natural do município;
B) Contenha documento oficial que
comprove vínculo com o município;
C) More, estude ou trabalhe a no
mínimo 03 meses no município.
ARTIGO 12º: A confirmação de inscrição do
atleta e comissão técnica na competição será após a entrega da ficha de
inscrição da equipe assinada pelos próprios integrantes. Após assinado em
hipótese alguma o inscrito poderá ser substituído ou atuar por outra
agremiação.
ARTIGO 13º: É obrigatório a apresentação do
RG no 1º jogo de cada atleta.
ARTIGO 14º: Qualquer atleta uma vez
relacionado em súmula, poderá se incorporar ao banco de reservas, mesmo no
desenrolar da partida.
CAPÍTULO
IV _ DA FORMA DE DISPUTA
ARTIGO 15º: A TAÇA PRATA DA CASA TANGARAENSE
será disputada por 25 equipes divididas em 08 grupos, que foram agrupados em
suas respectivas chaves através de sorteio, realizado no congresso técnico realizado
na Câmara Municipal no dia 13 de agosto de 2018.
ARTIGO 16º:
A competição será realizada em cinco fases: Na 1ª fase as equipes jogam entre
si dentro do próprio grupo em turno único, qualificando-se para a fase seguinte
os dois (2) primeiros de cada chave por índice técnico de classificação.
§
ÚNICO: A
pontuação para a competição será distribuída da seguinte maneira:
·
VITÓRIA:
03 PONTOS
·
EMPATE:
01 PONTO
·
DERROTA:
00 PONTO
ARTIGO 17º:
Os critérios de desempate para a 1ª fase obedecerão à seguinte ordem:
A)
Maior
número de vitórias;
B)
Não
ter perdido por WO;
C)
Menor
número de gols sofridos;
D)
Confronto
direto (no caso de 02 equipes);
E)
Melhor
saldo de gols;
F)
Sorteio.
ARTIGO 18º:
A partir da 2ª fase (oitavas de final), os jogos que terminarem empatados serão
decididos em cobranças de pênaltis conforme o Anexo III do livro de regras de
futsal..
CAPÍTULO
V _ DAS APENAÇÕES
ARTIGO 19º:
Estará automaticamente suspenso o atleta que durante a competição vier a
receber 02 cartões amarelos ou 01 vermelho.
ARTIGO 20º:
Os cartões amarelos que não enseje suspensão automática serão zerados ao
término de cada fase.
ARTIGO 21º:
A partir das oitavas de final inicia uma nova contagem de cartões (para quem
não estiver punido) e não serão mais zerados.
ARTIGO 22º:
A suspensão automática será considerada cumprida quando da desistência (WxO) ou
eliminação do adversário seguinte.
ARTIGO 23º:
A equipe que utilizar atleta ou membro da comissão
técnica irregular na partida estará sujeito a:
A)
A
equipe que utilizar atleta ou dirigente irregular na fase de classificação
perderá 03 (três) pontos, mas os pontos conquistados na partida em que ocorreu
a irregularidade. Se o jogo for de fase eliminatória a equipe estará
desclassificada com o seu oponente garantindo a vaga na fase subsequente.
B)
Em
nenhuma hipótese os pontos serão revertidos para equipes adversárias;
C)
Nas
hipóteses previstas neste artigo do regulamento, o resultado registrado no
encerramento da partida não será alterado, mantendo-se o mesmo para critério de
desempate e artilharia. (Regulamento Geral CBFS/2016 Art. 65)
ARTIGO 24º:
Se uma partida não for iniciada, ou se após o inicio venha a ser encerrada por
falta de número mínimo legal de atletas, determinado pelas regras, a equipe que
não tiver o número mínimo de atletas será considerada perdedora, somando-se os
03 pontos para a equipe que tinha o número mínimo de atletas para a
continuidade do jogo.
ARTIGO 25º:
Se nenhuma das duas equipes possuírem o número mínimo legal de atletas para
continuidade da partida, as duas serão consideradas perdedoras e nenhum ponto
será atribuído as mesmas. O número mínimo de atletas por equipe para iniciar o
jogo é de 3 atletas. Um deles obrigatoriamente terá que atuar como goleiro.
ARTIGO 26º:
Os tentos ocorridos na partida serão mantidos para efeitos de artilharia.
ARTIGO 27º:
A equipe que se recusar a dar continuidade à partida por mais de 05 minutos
depois de advertida pelo árbitro, ainda que permaneça em quadra, perderá os
pontos para a equipe adversária.
CAPÍTULO
VI DA PREMIAÇÃO
ARTIGO 28º:
Ao término da competição serão entregues os seguintes prêmios:
A)
CAMPEÃO:
Troféu, medalhas e R$ 700,00
B)
VICE
CAMPEÃO: Troféu, medalhas e R$ 400,00.
C)
ARTILHEIRO:
Troféu e R$ 100,00
D) GOLEIRO MENOS VAZADO: Troféu e R$
100,00
§ PRIMEIRO: A equipe dentre as semifinalistas
que sofrer a menor média de gols durante todo o campeonato terá o seu goleiro
principal como o menos vazado da competição.
§ SEGUNDO: Em caso de empate entre os
artilheiros e/ou goleiros receberá a premiação o(s) atleta(s) em que sua equipe
ficar melhor colocada na classificação geral da competição.
CAPÍTULO
VII DO UNIFORME
ARTIGO 29º:
Em caso de semelhança nas cores do uniforme a equipe colocada a direita da
tabela deverá providenciar a troca pelo menos das camisas.
§ PRIMEIRO: Todos os atletas inclusive os
reservas deverão obrigatoriamente está padronizado com o uniforme do seu clube com
camisas numeradas, calção e meião. Caso o uniforme não esteja condizente com os demais, a equipe não perderá os pontos, mas o atleta com material diferente pode ser vetado de atuar até que esteja uniformizado de acordo com a sua equipe.
§ SEGUNDO:
Cada equipe deverá dispor de camisa com o mesmo número para o goleiro linha.
ARTIGO 30º:
Em casos específicos o número do atleta poderá ser modificado em súmula.
A) Camisa rasgada em disputa de
bola;
B) Goleiro contundido ou expulso e
um atleta passar a ser o goleiro;
C) Atleta com a camisa manchada de
sangue.
D) Nos casos específicos o atleta poderá
trocar de camisa até com o companheiro que se encontra no banco de reservas;
E) Em quaisquer dos casos, o
anotador colocará a observação na súmula do jogo apenas para controle
organizacional, a equipe e o atleta não serão penalizados.
CAPÍTULO
VII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E
TRANSITÓRIAS
ARTIGO 31º:
Todos os componentes do banco de reservas obrigatoriamente deverão está
relacionados em súmula. Quem não estiver inscrito não poderá ficar no banco.
§ PRIMEIRO: O
número de integrantes da comissão técnica é de no máximo três por equipe.
§ SEGUNDO:
Fica proibido a permanência no banco de reservas de atleta ou integrante da
comissão técnica usando camiseta regata, sandálias tipo havaianas ou qualquer
acessório não condizente. O treinador deverá usar calça.
ARTIGO 32º:
A equipe que não comparecer ou não se apresentar na quadra em condições de
iniciar o jogo dentro do horário da tabela, perderá os pontos para a equipe
adversária (WXO) de acordo com o tempo previsto neste regulamento no Artigo 5º
e seus parágrafos.
ARTIGO 33º:
Em caso de WxO o placar será de 1x0 para a equipe vencedora, com o gol
contabilizado para efeito de saldo e os 03 pontos computados como vitória.
ARTIGO 34º: O atleta, dirigente ou torcedor
que venha a interferir no bom andamento da competição, a comissão organizadora
tomará as devidas providências no que diz respeito à punição individual ou
coletiva.
§ ÚNICO: Qualquer atleta ou integrante da
comissão técnica inscrito na competição pode ser penalizado mesmo que a sua
equipe não esteja jogando.
ARTIGO 35º: A prática da agressão física
contra qualquer pessoa (atleta, torcedor, mesário, árbitro, comissão
organizadora...) constitui eliminação automática da competição. O infrator será
julgado de acordo com os Artigos do CBJD.
ARTIGO 36º: Quadro clínico ou médico de
atletas, membros de comissões técnicas, árbitros é de responsabilidade
individual de cada um, não impondo á comissão organizadora quaisquer obrigações
por danos ou problemas nesse sentido.
ARTIGO 37º: Os árbitros serão escalados
minutos antes de cada jogo, não sendo aceito por parte das equipes vetos ou
outras indicações.
ARTIGO 38º:
Caso uma equipe sinta-se prejudicada nos seus direitos e pretenda protestar,
deverá fazer até 24 horas após o término do jogo, através de ofício digitado e
dirigido a secretaria de esporte, assinado pelo presidente da equipe juntamente
com o pagamento no valor de R$ 200,00 (Duzentos Reais).
ARTIGO 39º: Cada equipe nomeará o presidente
e um representante legal para tratar de assuntos pertinentes a competição junto
à comissão organizadora, não sendo aceito outra (s) pessoa (s) que não seja as
mencionadas neste artigo.
ARTIGO 40º: A comissão disciplinar da copa
será formada por três integrantes selecionados pela Secretaria de Turismo,
esporte e Lazer..
ARTIGO 41º: Os casos omissos ou não presentes
no presente regulamento, serão resolvidos pela comissão da TAÇA PRATA DA CASA
TANGARAENSE DE FUTSAL.
ARTIGO 42°: Este regulamento, elaborado com
base no artigo 217, I da constituição federal e aprovado pela Secretaria de
Turismo, Esporte e Lazer do município de Tangará,RN, entrará em vigor a partir
de 13 de agosto de 2018.
Tangará-RN,
13 de agosto de 2018.
Luiz Carlos de Oliveira
Secretário de Turismo, Esporte e Lazer.
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