REGULAMENTO ESPECÍFICO DA XXXV COPA
VERÃO DE FUTSAL 2018
CAPÍTULO
I DA DISPOSIÇÃO PRELIMINAR
ARTIGO 1º:
A XXXV COPA VERÃO DE FUTSAL 2018, tem por objetivo principal a integração, a harmonia, a descontração física e mental e
a socialização entre os desportistas em geral, envolvidos na competição.
ARTIGO 2º: As equipes
participantes da XXXV COPA VERÃO DE FUTSAL 2018, reconhecem, concordam e se
comprometem a acatar a aplicação de medidas disciplinares pela Comissão,
conforme as disposições previstas neste Regulamento, e as decisões de acordo
com o CBJD como única e definitiva instância para as questões referentes ao
campeonato.
ARTIGO 3º:
A competição será realizada de acordo com as leis e normas desportivas, salvo
algumas adaptações constantes neste regulamento. A equipe que confirmar a
inscrição estará aceitando em sua totalidade as normas do presente regulamento.
CAPÍTULO
II DA ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E DO TEMPO DE JOGO
ARTIGO 4º:
A promoção do evento será da Prefeitura Municipal de Tangará-RN, sendo a mesma
organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer que cumprirá e
fará cumprir este regulamento e as leis desportivas.
ARTIGO 5º: Os jogos serão realizados nos dias e
horários marcados em tabela divulgada pela organização do evento, com tolerância
máxima de 15 minutos para o horário determinado apenas para o primeiro jogo.
ARTIGO 6º: Cada partida terá duração de 40 minutos
divididos em dois tempos de 20 minutos cada com intervalo entre os tempos de 05
minutos.
§ ÚNICO: Nos 02 minutos finais
de cada tempo (a partir do 18º min) o tempo será rigorosamente cronometrado a
cada bola parada (lateral, escanteio... falta). O árbitro poderá pedir
paralisação do cronômetro a qualquer tempo da partida. O último minuto cronometrado
em cada tempo será utilizado em caso de prorrogação.
CAPÍTULO
III DA INSCRIÇÃO DE EQUIPES E ATLETAS
ARTIGO 7º:
As inscrições para a competição é aberta e gratuita para qualquer equipe do
município de Tangará-RN e será realizada no período de 03 a 14 de janeiro.
ARTIGO 8º: Cada equipe poderá inscrever um número
máximo de 20 (vinte) atletas durante a competição, podendo a mesma ser
completada no preenchimento da súmula no jogo final.
§ ÚNICO: As
equipes são responsáveis pelas inscrições de seus atletas, comissão técnica ,
inclusive os menores de idade que deverão ter autorização de pais ou
responsáveis, não cabendo a organização, quaisquer responsabilidades sobre os
mesmos.
ARTIGO 9º: A idade mínima para o atleta participar
da competição é de 16 (dezesseis) anos completos. (RDI 02/2004, 18-06-2004,
CBFS). O atleta menor de dezoito anos (16 e 17 anos) só poderá atuar na
competição mediante assinatura do pai ou responsável na FICHA de AUTORIZAÇÃO do
evento.
ARTIGO 10º: 14 atletas por
equipe poderão ser relacionados por partida.
ARTIGO 11º Cada equipe poderá inscrever e
relacionar em súmula por jogo 2 (dois) atletas de outro município. O(s)
atleta(s) de outro(s) município(s) pode ser alternado com outros (visitantes) desde
que não exceda o número máximo de dois atletas de “fora” por jogo e obedeça ao
limite de inscrição que é de até 20 atletas.
§ ÚNICO: Caso ocorra expulsão de algum atleta de
outro município, o mesmo cumprirá normalmente a suspensão automática e a equipe
em que o atleta está inscrito só poderá voltar a utilizar os dois atletas de
“fora” quando não existir mais punição a ser cumprida pelo(s) visitante(s),
podendo utilizar apenas um atleta. Em caso dos dois atletas serem expulsos a
equipe ficará impossibilitada de utilizar atletas
de “fora” no jogo em que terão que cumprir as suspensões.
ARTIGO
12º:
Itens que identifica o atleta do município:
A) For natural do
município;
B) Contenha documento
oficial que comprove vínculo com o município;
C) More ou trabalhe a
no mínimo 03 meses no município. (com documento comprove a veracidade);
ARTIGO
13º:
A confirmação de inscrição do atleta na competição será após a apresentação de
um documento oficial que contenha foto ao mesário e a anotação do nome do
atleta na súmula do jogo. A apresentação do documento oficial é obrigatório no
1º jogo de cada atleta.
§
PRIMEIRO: Após ser relacionado em súmula, mesmo que não atue na partida o
mesmo não poderá atuar por outra equipe. (depois de relacionado o atleta não
poderá ser substituído na ficha de inscrição).
§
SEGUNDO: Qualquer atleta uma vez relacionado em súmula, poderá se
incorporar ao banco de reservas, mesmo no desenrolar da partida.
CAPÍTULO IV DA FORMA DE DISPUTA
ARTIGO
14º:
A XXXV COPA VERÃO DE
FUTSAL 2018, será disputada por 13 equipes divididas
em 03 grupos, que foram agrupadas em suas respectivas chaves através de
sorteio, realizado no congresso técnico realizado na Câmara Municipal no dia 15
de janeiro de 2018.
ARTIGO 15º: A competição será realizada em quatro
fases:
A) 1ª Fase
(classificatória)
B) 2ª Fase (Quartas de finais)
C) 3ª Fase
(Semi finais)
D) 4ª Fase
(final)
ARTIGO
16º: Na 1ª fase
as equipes jogam entre si dentro do próprio grupo em turno único,
classificando-se para a fase seguinte os dois (02) melhores classificados de
cada grupo e os dois (02) melhores 3º colocados para a fase seguinte da
competição. Não existe a possibilidade da classificação de quatro equipes de um
mesmo grupo.
§
PRIMEIRO: A
pontuação que será utilizada na competição serão as seguintes:
A)
Vitória:
03 pontos
B)
Empate:
01 ponto
C)
Derrota:
00 ponto.
§ SEGUNDO:
Após a definição dos oito classificados os confrontos da 2ª fase acontecerão de
acordo com o cruzamento olímpico descrito na tabela da competição e seguirá até
a final de acordo com a tabela.
ARTIGO 17º: Os critérios de desempate para a 1ª fase
obedecerão à seguinte ordem:
A) Maior número de
vitórias;
B) Não ter perdido por
WO
C) Confronto direto (no
caso de 02 equipes);
D) Menor número de gols sofridos;
E) Melhor saldo de gols;
F)
Menor número de cartões vermelhos recebidos; (expulsão da comissão
técnica também é contabilizada);
G) Sorteio a ser
realizado pela Secretaria de Esportes.
ARTIGO 18º: Caso alguma partida das fases
eliminatórias (a partir da 2ª fase) termine empatada será realizada uma
prorrogação de 10 minutos em 2 tempos de 5 minutos sem intervalo, fazendo-se
apenas a inversão dos lados, com a continuidade das faltas acumulativas do 2º
tempo, e não sendo permitido o pedido de tempo técnico, se ao término da
prorrogação persistir o empate, o classificado será conhecido através de
cobranças penais, conforme o Anexo III do livro nacional de regras de futsal.
CAPÍTULO
V DAS APENAÇÕES
ARTIGO 19º: Estará automaticamente suspenso o
atleta que durante a competição venha a receber 03 cartões amarelos ou 01
vermelho.
ARTIGO 20º: Os cartões amarelos que não enseje
suspensão automática serão zerados ao término da 1ª fase.
ARTIGO 21º: Se o mesmo atleta em determinado
momento da competição, acumular 03 cartões amarelos e mais 01 vermelho,
cumprirá automaticamente a suspensão por dois jogos.
ARTIGO 22º: A suspensão automática será considerada
cumprida quando da desistência (WxO) ou eliminação do adversário seguinte.
ARTIGO 23º: A equipe que utilizar atleta ou membro
da comissão técnica irregular na partida estará sujeito a:
A) A equipe que utilizar atleta ou
dirigente irregular na fase de classificação perderá 03 (três) pontos, mas os
pontos conquistados na partida em que ocorreu a irregularidade. Se o jogo for
de fase eliminatória a equipe estará desclassificada com o seu oponente
garantindo a vaga na fase subsequente.
B) Em nenhuma hipótese os pontos
serão revertidos para equipes adversárias;
C) Nas hipóteses previstas neste
artigo do regulamento, o resultado registrado no encerramento da partida não
será alterado, mantendo-se o mesmo para critério de desempate e artilharia.
(Regulamento Geral CBFS/2016 Art. 65)
ARTIGO 24º:
Se uma partida não for iniciada, ou se após o inicio venha a ser encerrada por
falta de número mínimo legal de atletas, determinado pelas regras, a equipe que
não tiver o número mínimo de atletas será considerada perdedora, somando-se os
03 pontos para a equipe que tinha o número mínimo de atletas para a
continuidade do jogo.
§ ÚNICO:
Se nenhuma das duas equipes possuírem o número mínimo legal de atletas para
continuidade da partida, as duas serão consideradas perdedoras e nenhum ponto
será atribuído as mesmas. O número mínimo de atletas por equipe para iniciar o
jogo é de 3 atletas. Um deles obrigatoriamente terá que atuar como goleiro. O placar será equivalente a WXW (as duas serão
consideradas perdedoras por 1x0).
ARTIGO 25º:
A equipe que se recusar a dar continuidade à partida por mais de 05 minutos
depois de advertida pelo árbitro, ainda que permaneça em quadra, perderá os
pontos para a equipe adversária.
CAPÍTULO
VI COMISSÃO DISCIPLINAR
ARTIGO 26°:
A Comissão Disciplinar de Esportes, será formada por (03) representantes nomeados
pela secretaria de Esportes, João Batista de Oliveira, Luiz Antonio dos Santos sendo
presidida por Marcos Antonio da Costa.
ARTIGO 27°:
A Comissão Disciplinar se baseará no Código Brasileiro de Justiça Desportiva
(CBJD) e no Regulamento da Competição, para tomar as decisões. Os julgamentos
serão feitos jogo a jogo, analisando os fatos anormais ocorridos em cada
partida, sendo que os representantes, das equipes envolvidas na partida julgada
não possuem direito de voto
ARTIGO 28°:
A Comissão Disciplinar se reunirá, quando for convocada e assim necessário, na
sala de reuniões da Secretaria em data e horário a ser combinado, para Sessão
de Julgamento, em cronograma preestabelecido e repassado pela Coordenação.
ARTIGO 29°:
Compete a Comissão Disciplinar processar, julgar, instaurar processos, abrir
inquéritos, requisitar ou solicitar informações e providências conforme
preconiza o C.B.J.D.
ARTIGO 30°:
As notificações de suspensões, desde que não sejam automáticas, serão
informadas as equipes através de ofício da Secretaria de Esportes.
CAPÍTULO
VII DA PREMIAÇÃO
ARTIGO 31º: Ao término da competição a Prefeitura Municipal
de Tangará entregará os seguintes prêmios:
A) CAMPEÃO: Troféu,
medalhas e R$ 4.000,00 (Quatro Mil Reais)
B) VICE CAMPEÃO: Troféu,
medalhas e R$ 1.500,00 (Mil e Quinhentos Reais)
C) ARTILHEIRO: Troféu e
R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais)
D) GOLEIRO MENOS VAZADO:
Troféu e R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais)
§ PRIMEIRO: A equipe dentre as semifinalistas que sofrer a menor média de gols
durante toda a competição terá o seu goleiro principal como o menos vazado da
competição.
§ SEGUNDO: Em caso de empate entre os
artilheiros e/ou goleiros receberá a premiação o(s) atleta(s) em que sua equipe
ficar melhor colocada na classificação geral da competição. (Sendo da mesma equipe a divisão ocorre entre os atletas
sem participação da comissão organizadora)
CAPÍTULO
VIII DO UNIFORME
ARTIGO 32º:
Em caso de semelhança nas cores do uniforme à equipe colocada a direita (segunda
relacionada)) da tabela deverá providenciar a troca pelo menos das camisas.
§ PRIMEIRO: Todos os atletas inclusive os
reservas deverão obrigatoriamente está padronizado com o uniforme do seu clube com
camisas numeradas, calção e meião. Tornozeleira de cor diferente do meião e
ataduras devem ser usadas por dentro do meião.
ARTIGO 33º: Em casos específicos o número do
atleta poderá ser modificado em súmula.
A)
Camisa rasgada em disputa de bola;
B)
Goleiro contundido ou expulso e um atleta passar a ser o goleiro;
C)
Atleta com a camisa manchada de sangue.
D)
Nos casos específicos o atleta poderá trocar de camisa até com o
companheiro que se encontra no banco de reservas;
E)
Em quaisquer dos casos, o anotador colocará a observação na súmula
do jogo apenas para controle organizacional, a equipe e o atleta não serão
penalizados.
CAPÍTULO
IX DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
ARTIGO 34º:
Todos os componentes do banco de reservas obrigatoriamente deverão está
relacionados em súmula. Quem não estiver inscrito não poderá ficar no banco.
§ PRIMEIRO: O número máximo de integrantes da comissão
técnica em súmula serão de três (03), podendo ser de outro município, porém não
podem atuar em mais de uma equipe durante a competição. A inscrição é única e
cada integrante só poderá atuar por uma única equipe. O número máximo de
inscritos na ficha será de 05 integrantes.
§ SEGUNDO: Fica proibido a permanência no banco de
reservas de atleta ou integrante da comissão técnica usando camiseta regata,
sandálias tipo havaianas ou qualquer acessório não condizente.
ARTIGO 35º:
A equipe que não comparecer ou não se apresentar na quadra em condições de
iniciar o jogo dentro do horário da tabela, perderá os pontos para a equipe
adversária (WXO) de acordo com o tempo previsto neste regulamento no Artigo 5º
e seus parágrafos.
§ ÚNICO:
Em caso de WxO o placar será de 1x0 para a equipe
vencedora, com o gol contabilizado para efeito de saldo e os 03 pontos
computados como vitória. a “autoria” do gol sendo atribuída ao capitão da
equipe para fins estatísticos, não sendo contabilizado para definir o
artilheiro da competição.
ARTIGO 36º: Em caso da impossibilidade de
ocorrer algum jogo ou o não encerramento de uma partida a tabela seguirá o
curso normal com a secretaria de esportes tendo autonomia para marcar uma nova
data e horário que favoreça o bom andamento da competição. Se por algum motivo,
alguma rodada venha a ser adiada a organização do evento tem autonomia para
fazer as alterações necessárias para o melhor andamento do certame.
ARTIGO 37º: A prática da agressão física
contra qualquer pessoa (atleta, torcedor, mesário, árbitro, comissão
organizadora...) é passível de eliminação da competição. O infrator será
julgado de acordo com os Artigos do CBJD.
ARTIGO 38º: É de
responsabilidade dos atletas, técnicos, massagistas das equipes, árbitros,
estar gozando de boa saúde física e mental, a fim de preservar sua integridade,
não cabendo a organização esta responsabilidade.
ARTIGO
39º:
Os árbitros serão escalados pela comissão de arbitragem, não sendo aceito por
parte das equipes vetos ou outras indicações.
ARTIGO 40º: A
equipe que desejar interpor um protesto terá o prazo máximo de 24 (vinte e
quatro horas) a contar do encerramento do jogo, apresentando a possível
irregularidade através de ofício digitado e dirigido
a secretaria de esporte, assinado pelo presidente da equipe juntamente com o
pagamento no valor de R$ 200,00 (Duzentos Reais).
§ PRIMEIRO: A Comissão Disciplinar irá notificar a equipe protestada que terá 24 (vinte e
quatro) horas a contar da data do recebimento da notificação para apresentar a
comprovação da regularidade da sua equipe.
§ SEGUNDO: Após a análise o resultado final do
julgamento será enviado por escrito para as equipes envolvidas no protesto.
§ TERCEIRO: Visando a lisura e o bom andamento da
copa, a organização tem a autonomia de levar a julgamento alguma equipe ou
atleta que apresente irregularidade, mesmo que não seja efetuado protesto por
parte das equipes.
ARTIGO 41º: Cada equipe nomeará através da
ficha de inscrição, o presidente e um representante legal para tratar de
assuntos pertinentes a competição junto à comissão organizadora, não sendo
aceito outra (s) pessoa (s) que não seja as mencionadas neste artigo.
ARTIGO
42º: Os
participantes da XXXV COPA VERÃO DE FUTSAL ao ser inscritos a ficha na
competição autorizam a veiculação e divulgação da sua imagem nas redes sociais
e nas mídias que divulgarão a competição.
ARTIGO
43º: Os casos omissos ou não presentes no
presente regulamento, serão resolvidos pela comissão da XXXV COPA VERÃO DE FUTSAL
2018.
ARTIGO
44°:
Este regulamento, elaborado com base no artigo 217, I da constituição federal e
aprovado pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do município de Tangará,RN,
entrará em vigor a partir de 16 de janeiro de 2018.
Tangará-RN, 16 de janeiro de 2018.
_______________________________________________
Secretário Municipal de Esportes
Luiz Carlos de Oliveira
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